Batman Vs Superman: o grande encontro de heróis da DC

Batman Vs Superman: o grande encontro de heróis da DC

Batman v Superman: Dawn of Justice

PG-13 151 min AÇÃO

7.2
IMDb 7.2/10 258,449 votos

25 Mar 2016

N/A

Sinopse


Um filme impressionante e diferencial. É o como se pode resumir “Batman Vs Superman: A Origem da Justiça” (2016), que trouxe ao público o encontro dos grandes heróis da editora DC Comics para o cinema. A expectativa, claro, foi grande para os fãs das histórias em quadrinhos do Homem de Aço e do Cavaleiro das Trevas.

Em uma análise do filme, pode-se dizer que é um filme épico, com muita ação e uma trama digna dos heróis e digna também de fazer a base de introdução a Liga da Justiça, com a chegada da Mulher-Maravilha (Gal Gadot). O filme tem uma responsabilidade que vai muito além de seus 150 minutos de projeção, pois é a partir dele que todo um cronograma de aproximadamente dez longas-metragens se apoia para a continuidade. Mas este objetivo foi alcançado?

Em essência, sim. Pois finalmente o grande momento para os fãs, com o encontro dos heróis saiu do papel e ganhou a tela dos cinemas, e resultou em um filme à altura da importância tanto de um quanto de outro super-herói. Mas por outro lado, não pode se negar que o longa-metragem tem falhas que realmente incomodam de quem esperou por tanto tempo.

A começar pelo roteiro, que nos (inúmeros) trailers nos deram a expectativa que todo o longa seria em torno da batalha épica dos heróis. Mas ao passar do tempo, é entregue várias situações surpreendentes que acabam tirando o foco do eixo principal, que dá nome à produção. E devido ao excesso de coisas fantásticas, o final fica longe de surpreender.

Mas o longa tem acertos com a questão dos conflitos humanos apresentados, com o questionamento da raça humana quanto a ter um deus como protetor e o conflito em “ele vai nos proteger, mas tem que ser do nosso jeito”.

Batman (Ben Affleck) julga que o Superman  (Henry Cavill) é poderoso demais pra ficar solto por ai e condena o fato dele ter brigado no meio de uma cidade matando milhares de pessoas inocentes enquanto o Homem-de-Aço não concorda com o vigilantismo praticado pelo Homem-Morcego.

Entretanto a  reconciliação entre os dois ocorre de maneira corrida, e até forçada devido ao tempo do filme. A mudança repentina e extrema de atitude do herói de Gotham chega a incomodar.

Por outro lado, vale ressaltar a profundidade como os personagens são apresentados e a importância que cada um tem na história. Destaco a Mulher Maravilha que apesar da pouca aparição, rouba a cena, mostrando todo o potencial da persogagem. E o vilão, Lex Lutor (Jesse Eisenberg) tem uma faceta completamente do que conhecemos nas HQs, com um show de profundidade que vale a pena conferir.

E na questão técnica, Zack Snider colocou a atmosfera sombria e adulta necessária para a trama, com ótimas cenas de ação, conflitos e com destaque para a luta que dá nome ao filme, que égenial, apesar de curta.  E a cena completa de Batman brigando com os mercenários introduz uma nova fase do Homem-Morcego nos cinemas, com mais brutalidade e ação, que é um dos pontos altos do filme.

Em resumo, Batman VS Superman é um filme surpreendente, que cumpre seu papel, apesar de algumas falhas. Uma introdução bem feita de novos heróis do universo DC Comics no cinema e com o caminho pronto para que novas histórias sejam exploradas. O resultado é uma produção épica em todos os sentidos, que prende a atenção do espectador, do início ao fim. As imperfeições não desqualificam o resultado final. O bom resultado vem do conjunto de talentos empregados para trazer uma história tão forte para os cinemas, que deve continuar seguindo o mesmo caminho.

Crédito: Jéssica Alves, Vanessa Daniele Zacarias e Lucas Paulo N. C de Almeida

Veja Também: